Falta de ar – O que pode ser?

A Falta de ar é um desconforto respiratório comum na nossa rotina sem outras causas aparentes quando é provocada por uma longa caminhadas, prática de exercícios na academia ou um resfriado.

Porém, quando vem acompanhado de um outro sintoma, ou é constante pode não ser apenas um simples desconforto, mas um alerta para doenças como asma, pneumonia, doenças cardíacas e até transtorno de ansiedade e síndrome do pânico.

Causas

Asma

É uma inflamação das vias aéreas muito recorrente durante a infância porém, também pode se iniciar na vida adulta, suas características são a falta de ar, tosse, chiado e presença de muco na garganta. O tratamento é normalmente feito com bombinhas receitadas por um médico especialista em doenças respiratórias.

Pneumonia

É uma Infecção no pulmão, causado geralmente por uma gripe que não teve o tratamento correto ou satisfatório, é uma doença grave requer tratamento ambulatorial, os sintomas além da falta de ar acompanha, febre, mal-estar e tosse com muco.

Doenças cardíacas

A falta de ar pode estar presente em doenças como insuficiência cardíaca, quando o coração não consegue bombear ou preencher sangue o suficiente não correspondendo a necessidade de sangue dos outros órgãos como o pulmão. O corpo se sente mais cansado, causando a falta de ar, inchaço nas pernas e tosse constante.

Transtorno de Ansiedade

É comum nos sentirmos com falta de ar em momentos que estamos com medo ou eufóricos, os portadores do transtorno de ansiedade quando estão passando por uma crise nervosa, apresentam a falta de ar como um sintoma da síndrome. O tratamento é feito por um médico psiquiatra que avaliará o melhor medicamento e tratamento para o ansioso.

Síndrome do pânico

É comum o portador da síndrome do pânico, também ser um portador do transtorno de ansiedade, por estarem com a mente sempre em alerta ou com a crise do pânico a falta de ar é um sintoma desse transtorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *