Remédios caseiros para tosse

A tosse é um sintoma comum de diversas doenças respiratórias, sendo algo bastante incômodo. Entretanto, existem alguns remédios caseiros que ajudam a aliviar este desconforto, veja abaixo quais são eles.

Mel

O mel é um excelente remédio caseiro para tosse, pois, além de diminuir a irritação local e proteger as mucosas da garganta, ele ajuda a reduzir a inflamação. O mel só não pode ser usado por crianças menores de 2 anos de idade, pois, existe risco de botulismo.

Como usar?

Tome 3 colheres de sopa de mel ao dia, pela manhã, tarde e noite.

Chá de gengibre com limão

Esse chá é eficaz contra a tosse porque possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a irritação na garganta e nos pulmões.

Como usar?

Ferva 1/2 litro de água juntamente com 140 g de raiz de gengibre. Deixa a mistura reduzir pela metade do volume inicial. Por fim, coe o chá e acrescente o suco de 2 limões, adoce com mel. Tome uma colher de sopa desse chá a cada quatro horas.

Gargarejo com água salgada

Fazer gargarejo com água salgada é mais uma opção de remédio caseiro para tosse. A ação ajudar a aliviar as dores na garganta, além de remover o muco e diminuir o inchaço.

Como usar?

Dissolva 1/2 colher (chá) de sal em 240 ml de água quente, quando a mistura estiver morna gargareje por 15 segundos, cuspa a mistura e repita até a água acabar.

Suco de guaco com cenoura

O suco de guaco com cenoura possui propriedades broncodilatadoras e expectorantes, que ajudam a eliminar o excesso de catarro e melhorar a respiração.

Como usar?

Coloque no liquidificador 5 folhas de guaco, 1 cenoura e 2 ramos de hortelã-pimenta e bata. Coe o suco, adoce com mel e beba diversas vezes ao dia.

Chá de tomilho

O chá de tomilho possui propriedades antibacterianas que ajudam a combater a tosse.

Como usar?

Coloque 2 colheres de sopa de tomilho em uma caneca e cubra com 300 ml de água fervente, tampe a caneca e aguarde 10 minutos. Adicione mel a gosto ao chá e beba duas vezes ao dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *