Como funciona o licenciamento SP 2021? Veja aqui e saiba mais

O licenciamento SP é obrigatório, assim como em outros Estados, e tem a finalidade de confirmar que os veículos estão funcionando de modo seguro e com uma probabilidade mais baixa de acidentes diversos. Para a realização do licenciamento SP, é necessário ter apenas o Renavam e conhecer a placa.

A confirmação de que o veículo está funcionando e circulando de modo regular ocorre pela apresentação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (Renavam). Este, inclusive, é um documento solicitado aos ocupantes de carros sempre que ocorre uma blitz.

Licenciamento SP

Quando o licenciamento SP é feito, o proprietário do veículo paga uma taxa e a soma dessas taxas é usada pelo governo para manutenção de rodovias e de estradas, além de contratação de concessionárias, reparos e outras coisas.

Além disso, a falta do licenciamento é considerada uma falta gravíssima, sobretudo quando o veículo está circulando sem essa documentação. Por ser uma falta gravíssima, inclusive, o proprietário recebe 7 pontos na sua carteira de habilitação.

Um entrave muito comum quando as pessoas procuram o Detran para transferir a posse do seu veículo é o licenciamento atrasado. Por isso, se você está com pressa em vender o seu veículo, mas não pagou o licenciamento, lembre-se de regularizar isso para oficializar a venda.

Por meio do licenciamento, o Estado também arrecada o que é necessário para manter a infraestrutura do seu trânsito, o que significa ter postes de iluminação, bom asfalto, semáforo, etc.

É válido recordar que o licenciamento SP pode ser incluído dentre as medidas para que o Estado seja mais sustentável, tendo em vista que o nível de poluentes liberado pelo veículo licenciado deve obedecer a um limite específico.

Como consultar o valor do licenciamento SP

O valor do licenciamento na São Paulo pode ser facilmente consultado por você nos postos de atendimento do Detran e não é preciso fazer qualquer agendamento; basta informar o Renavam do veículo. No entanto, também se pode saber o valor do imposto pelo site:

  • Acesse o site oficial detran.sp.gov.br

  • Informe o CNPJ ou CPF do responsável;
    Como consultar o valor do licenciamento SP

  • Informe a placa e o Renavam

O sistema do Detran SP para licenciamento é bem mais simples que o de outras unidades, pois ele permite que você escolha entre gerar a guia de recolhimento ou apenas consultar o valor desse imposto.

Cabe lembrar que todo mundo pode pagar o licenciamento SP em cotas, o que faz com que o valor fique menos pesado, em vista das despesas iniciais do ano. Para quem consegue pagar o licenciamento em cota única, vale a pena consultar o desconto, que muitos Detran oferecem.

Tabela do licenciamento SP

A tabela do licenciamento 2021 consiste em algumas colunas nas quais se veem os números finais das placas de veículos. À frente desses números, há diversas datas e o imposto tem de ser pago apenas nelas.

O Departamento Estadual de Trânsito da São Paulo já disponibilizou essas tabelas e você pode conferir imediatamente em quais dias deverá pagar o seu licenciamento. Para isso:

  • Clique no site oficial detran.sp.gov.br

  • Procure pela coluna “Final de placa”;

  • Verifique qual é a data de pagamento correspondente

Deve-se reforçar que essas datas específicas também se estendem à cota única, ou seja: quem não faz a solicitação de cota única até o dia estabelecido perde o possível desconto nesse imposto.

Onde pagar o licenciamento SP

Não é difícil encontrar um lugar que receba o licenciamento SP: inclusive, qualquer casa lotérica da sua cidade poderá receber esse imposto e o mesmo acontece em muitas agências bancárias.

Quando você imprimir o seu boleto para pagar o licenciamento, você automaticamente verá os lugares de pagamento credenciados. Se você não for correntista em nenhum dos bancos indicados pelo Detran, poderá fazer os pagamentos do mesmo modo.

Se não ficar muito claro no boleto em quais lugares você poderá pagar o seu licenciamento SP, é só solicitar essa informação nas agências do Detran. Nesse caso, nem é preciso se identificar usando Renavam: basta perguntar especificamente isso nos guichês de atendimento ou pelo telefone.

Detran SP

É bem simples ter informações sobre qualquer coisa relacionada ao licenciamento SP, inclusive sobre outros serviços do Detran. Além de o site do órgão ser bem fácil de ser entendido, você também conta com a possibilidade de usar o Fale Conosco para mais esclarecimentos.

Conclusão

É importante não deixar o licenciamento SP atrasar e também não deixar de fazê-lo, pois isso implica muitos problemas com o Detran, além de diminuir a segurança de todos os que estão no trânsito.

Nós agradecemos a sua leitura e é importante lembrar que o processo de licenciamento na São Paulo já está funcionando e você já pode emitir a sua guia de pagamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *