Novidades para o pagamento do IPVA 2021 em SP, CE e RS

O pagamento do IPVA 2021 já está sendo uma preocupação para muitos proprietários de veículos por todo o Brasil. Mas será que você sabe ao  certo como funciona esse imposto? Antes de tudo é importante lembrar que o IPVA 2021 é um compromisso anual, que deve ser pago a Secretaria da Fazenda do seu Estado. Ele pode ser pago em uma única cota, o que garante desconto em vários locais, ou em três cotas, que normalmente vão de janeiro a abril. 

O pagamento do IPVA 2021 é feito de acordo com um calendário, estabelecido com base nos números finais da placa dos veículos. Estar com o IPVA 2021 em dia é uma das condições para estar com o automóvel licenciado. O licenciamento anual só pode ser renovado com o pagamento de uma taxa, além de todos os débitos pendentes, como o IPVA 2021, seguro DPVAT e multas de trânsito. 

Algumas situações permitem a isenção do IPVA 2021. Fique atento para ver se nenhuma delas pode se encaixar com a sua vida no próximo ano:

  • furto ou roubo do veículo;
  • desaparecimento ou perdimento do veículo;
  • leilão do veículo como sucata;
  • deficientes físicos ou mentais são os proprietários;
  • carros com datas entre 10, 18 e 20 anos de fabricação (o tempo depende da regulamentação dos Estados).

Todas essas informações repassadas até o momento valem para todo o território nacional. Porém, como  o recolhimento do IPVA é feito no âmbito estadual, algumas diferenças podem acontecer de Estado para Estado.  

Veja agora algumas novidades previstas para o IPVA 2021:

Redução da isenção do IPVA 2021 para PCD em SP

A partir de 2021, só terão isenção do IPVA em São Paulo pessoas com deficiências severas ou profundas. Ou seja, apenas nos casos em que os veículos precisam de alguma adaptação.

De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo, essa mudança vai reduzir em 79,4% o número de pessoas que se beneficiam da isenção atualmente.   

Para consultar se você perdeu a isenção, pode checar o site da Secretaria a partir do dia 21 de dezembro de 2021. É necessário estar com o documento do veículo, para saber o número do Renavam e da placa. 

Isenção de IPVA 2021 para transportes escolares no CE

No próximo ano, cerca de 700 veículos utilizados para transporte escolar e 2,4 mil autoescolas do Ceará  vão ser beneficiados. O transporte escolar não vai precisar pagar o IPVA 2021 e as autoescolas credenciadas ao Detran CE vão ter a redução da alíquota, de 3% para 1%. A medida foi sancionada pelo governador do Estado. 

Descontos no IPVA 2021 no RS

No Rio Grande do Sul é  possível fazer o pagamento IPVA 2021 adiantado. A partir de 16 de dezembro de 2020, essa possibilidade está disponível. Isso garante descontos de até 6%.

 A redução no valor do imposto pode aumentar, se o proprietário do veículo se enquadrar em algumas situações, como nos programas Bom Cidadão e Bom Motorista.     

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *